Financiamento não é prisão. Ele pode ser alavancagem do seu capital, desde que o valor que você tem investido seja superior ao que é pago nele. É uma conta simples, consigo deixar meu dinheiro investido render 12% ao ano e faço um financiamento de 9%.
Nessas condições, não faz sentido nenhum pegar o dinheiro que eu tenho aplicado, e que me entrega um rendimento maior do que os juros, e quitar o financiamento. As pessoas tendem a ouvir os gurus do mercado financeiro que só querem ganhar porcentagem e constroem uma narrativa que é melhor para eles do que para o seu bolso. Por isso é necessário saber dessa conta.
Ninguém ensina a pessoa que deseja ter sua casa própria que ela pode construir ao invés de comprar um imóvel pronto; que ele pode construir uma casa de R$ 1 milhão com R$ 600 mil, comprando o lote e fazendo a construção com uma parcela muito mais baixa, com taxa de 10% ao ano e deixando o capital investido e rendendo no mínimo 12% ao ano. As pessoas não sabem disso. Se o dinheiro investido é maior do que se paga no financiamento, vale a pena financiar.
Fonte: exame.com
Comentarios