Outra das perguntas sobre o financiamento do seu imóvel é sobre aquelas propriedades que não são aprovadas para o crédito. No geral, são as casas e apartamentos com irregularidades fiscais, como não possuir registro, por exemplo. Isso significa que ele não está cadastrado no Cartório de Registro de Imóveis e não possui documentação. Conheça outros casos comuns:
- Terreno: os imóveis construídos em terrenos irregulares também seguem a mesma linha de raciocínio. Nestes casos, eles podem ser cadastrados, mas não correspondem a todos os requisitos da prefeitura. Você pode consultar o Cadastro de Edificações do Município para verificar o estado do terreno, através do histórico de Edificações.
- Inventário: casas e apartamentos que foram deixados como herança e não estão regularizados no processo de inventário não podem ser financiados. Antes de realizar a negociação, todas as partes, como a divisão dos bens, devem estar resolvidas.
- Dívidas: elas também costumam ser o motivo de inviabilização do financiamento. O ideal é que débitos, como taxas e impostos, estejam em dia. Essas informações são públicas e podem ser consultadas na matrícula do imóvel pelo Cartório de Registro.
- Risco: caso sejam identificados problemas na estrutura do imóvel que ofereçam risco de habitação, como desabamentos ou deslizamentos, ele pode ser desqualificado para o financiamento imobiliário, e até mesmo interditado até as devidas reformas.
Comentários